RSS
Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Curso de Gestante da Amil


Hoje aconteceu o meu curso de gestante, foi absurdamente gostoso e proveitoso. Infelizmente o Jean não pode ir comigo porque era exatamente no mesmo horário do trabalho dele, fui sozinha, mas foi bom dar uma volta, sair de casa, ver a rua! E aconteceram coisas engraçadas =) Vou contar aqui como foi o dia e aproveitar para colocar algumas dicas para outras mamãe também usufruírem.

Sai as 7 da manhã de casa, entramos no metro e imagina, aquela apertação, tudo super cheio! Por nossa sorte pegamos em seguida um daqueles vagões bem vazios, fui sentada tranqüilamente, mas do meu lado sentou um velhinho e o velhinho começou a soltar um pum atrás do outro hahahaha fiquei aquele futum, e eu passando mau ssrsrs... Jean me deixou la e eu desci, fui para a estação São Joaquim direito para o lugar que ia ocorrer o curso; Cheguei lá e  MEU DEUS! NUNCA VI TANTA BARRIGA JUNTO, me senti em casa!

Logo já fiz algumas amizades lá com as meninas e me senti a super grávida! porque como o curso ocorre de dois em dois meses as mamães com 9 meses já haviam ido aos 7 meses, então eu com 7 meses tava com uma das barrigas mais grandinhas, adorei rsrss. Conversei com algumas meninas que estavam de 12, 15 e 18 semanas e é muito engraçado ver como as neuroses por semanas são as mesmas!

O Curso é da rede Amil, quem tem este convênio eu super recomendo! Eles nos trataram super bem, era um prédio super limpo e incrível com poltronas super confortáveis (um pouco apertadas mas confortáveis). E o melhor o curso é sem custo, ele acontece de dois em dois meses, terá outro em Abril (sempre na última quarta feira do mês, se eu ainda estiver disposta e o Dimi não tiver nascido irei novamente com certeza!). 

O cronograma foi o seguinte:

8:00: Chegamos e tomamos um café da manhã oferecido pela amil
Ao mesmo tempo que tinha o café da manhã haviam enfermeiros e médicos medindo a pressão, colhendo a glicose (para ver a glicose do sangue) pesando (levei o maior susto hahahaha engordei) e coisas assim.

9:00 Palestra com na Nutricionista: Uma palestra incrível, vale mais a pena para quem está no início da gestação, ela esclarece algumas dúvidas que nós temos, anotei muito do que ela falou e vou escrever aqui no final do post junto as outras informações!

9:30: Pequena pausa para um segundo lanche, xixi, aguinhas, estas coisas que grávidas adoram!

10:00: Palestra com uma Doula sobre o parto: foi esclarecido muitas coisas, e o tempo todo percebe-se que o convênio apoia o parto humanizado, ela falou também sobre a cesárea, e achei legal que mesmo colocando a visão de que o parto normal é mais interessante e natural para a grávida em momento algum houve discriminação com a cesárea, o que ela disse e achei incrível foi que a cesárea é sim algo bom, mas quando realmente necessária! Ensinou também técnicas de respiração (mulher era formada em yoga) e algumas técnicas para menatlizar a dor e deixá la menos insuportável, no final do post também escreverei sobre isso! Tudo o que anotei, especialmente para compartilhar aqui com outras mamães!

11:00: Palestra sobre planejamento familiar e financeiro: Vou ser sincera que esta foi a palestra mais xoxinha, não curti muito não a moça que palestrou foi muito concisa e não especificou direito as coisas, sai com dúvidas e sem entender muito bem para que foi o propósito, ela disse em um geral o quanto gastamos com um filho até a idade adulta e só! Não dei dicas de como de FATO ECONOMIZAR! Simplesmente disse os gastos, e isso nós já sabemos, certo?

12:00 Sorteio de Brindes: Muito legal, eles sortearam até um carrinho de bebê, foram sorteados vários brindes legais, eu não ganhei nada rsrsrs mas no final todas as grávidas ganharam uma sacolinhas contendo alguns brindes super legal ao todo foram: 

  • 1 pacotes de lenço humedecido, 
  • 1 pcte de fraldas RN Pom Pom, 
  • 1 pano de boca muito fofo com um hipopotamo desenhado, 
  • pomada bepantol, 
  • 1 pcote de absorvente pós parto (GENTE É MOSNTRUOSO DE GRANDE HAHAHA ASSUSTEI MESMO), 
  • 1 talquinho da baruel, 
  • 1 kit com escova de dentes e pasta para levar para maternidade, 
  • uma sacolinha linda da amil,
  •  vários livrinhos explicativos sobre a gestação 
  • e 1 livrinhos muito fofo para anortar tudo sobre o bebê e por fim um livre do bebê que explica tudo sobre ele até completar 1  ano de vida (este eu ainda vou receber em casa porque quando fui pegar acabou!!! ¬¬)
Olha que graça:

Foi muito boa palestra e durante ela anotei todas as dicas que achei mais importante para compartilhar aqui com outras mamães, espero que gostem e quem tiver a oportunidade faça este curso!

Nutrição na Gestação
devemos comer na escala de fontes abaixo da primeira a quarta, em um descrescente!
1º Carboidratos (consumir uma porção nas refeições principais)
Carboidrato é a fonte de energia

2º Vegetais e Frutas: Comer sempre uma porção no almoço e jantar, e porções durante o dia!
Vegetais e Frutas são responsáveis por regular o sistema digestivo e intestinal

3º Proteína: A proteína é responsável pela formação de tecidos, muito importante para o bebê ganhar peso!
Carnes Magras, consumir grelhado e cozido
  • carne vermelha: 2 a 3 x por semana
  • frango: 2 x por semana
  • peixes: 2 a 3 X por semana
  • porco: 1 X por semana

obs: proibido peixe espada, tubarão, arenque e cação por conter mercúrio (pois eles vivem em regiões muito profundas do oceano)

4º Gorduras: importante para as estruturas e hormônio do bebê
encontra as gorduras boas em óleos vegetais, atum, salmão e castanhas por exemplo.

Ela disse que pode adoçante sim, mas isso depende do seu médico!
Ganho de peso adequado: 0,5 por semana! 
DICA DA MARI: Para as mamães de primeira viagem, controlem a  boca no início e deixe para engordar mais no final, se eu soubesse teria feito isso hahaha!!!

Vitaminas para Gestantes: A vitamina não engorda, só que aumenta o apetite!
Fibras: Verduras cruas, frutas e cereais integrais, consumir activia e estas bebidas que tem lactobacilos!
Para combater a queimação do terceiro tri: tomar chá de gengibre ou mastigas gengibre!

Aleitamento materno: O bebe tem que abocanhar o seio e não o bico, revezar enquanto amamenta e não ficar ansiosa, pois a liberação da adrenalina dificulta na produção da ocitocina que ajuda a descer o leite!

O Parto:
Intervenções do parto vaginal hospitalar (é o que eu quero!)
  • ocitocina (p/ regularizar contrações)
  • Roptura da bolsa
  • anesteia
  • episiotomia
  • kristeller (não recomendado, quando médico empurra bebe com o ante braço)

Intervenções no bebê que são feitas após o parto:
  • colírio - prevenir goniorréia
  • Vitamina K - prevenir hemorragia do cérebro (muito importante)

IMPORTANTE: Existe uma lei federal de número 11.108/2005 que garante a gestante o  DIREITO DE UM ACOMPANHANTE DURANTE O PARTO! Se o seu hospital não deixar, fale sobre esta lei!  É LEI!

Trabalho de Parto: Sintomas verdadeiros
  • aumento do fluxo vaginal
  • saido do tampão mucoso
  • encaixamento do bebê (geralmente quando bebê encaixa diminui drasticamente a azia)
  • dor nas costas em cinta (das costas a barriga) 
  • diarréia
  • rompimento da bolsa
  • 0 contrações rítmicas e com intensidade

Como saber se uma contração é verdadeira:
  • intervalos regulares
  • período curtos entre as contrações
  • sente se no abdomem e nas costas
  • as contrações não diminuem se fizer alguma atividade ou ficar em repuso
  • o colo se dilata

O que fazer quando entrar em trabalho de parto para aliviar a dor?
  • tomar um banho quente
  • gravar um cd (antes) com as músicas que te relaxam e deixar tocando durante o TP
  • caminhar bastante (a ação da gravidade ajuda o bebê a descer mais e mais facilitando o parto)
  • respiração 9respiras devagar como se estivesse apagando uma vela
  • ter alguem te acompanhando segurando a sua mãe ou não, depende do que você precisa, ser sincera com o que você quer e te faz melhor no momento!
  • bola suiça e agachamento ( quando se agachar ter alguem para te segurar e fazer apoio)

Relaxar apenas quando as contrações passarem!

É IMPORTANTE FAZER POR ESCRITO UM TRABALHO DE PARTO, com o que você quer durante seu parto, se quer música, se não quer, se quer anestisa ou não por exemplo, mas lembrando que tudo vai depender da situação!

Um bom parto!



Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

12 comentários:

Di disse...

Ah, que droga!! rs Eu devo ter sido a gravida bem informada mais mal informada na historia!!! hehehe Meu plano de saude era Amil e nunca fiquei sabendo desses cursos. Teria muito muito feito! Se no proximo vc quiser ir de novo e quiser companhia me chama!!! hahaha
Adorei!

Aline Milanez disse...

Poxa que legal!! vou ver se meu convênio tb não tem curso de gestante pq eu estou sem coragem de gastar R$ 200,00 em um!!
Obrigada pelas dicas!
bjs!

Nat disse...

Oi Mari! Que legal o seu post! Meu convenio não é amil, mas sei que tem o curso..vou me informar. Não sabia que era bom pra gravidas no comecinho tbm!

Bjus

Nós 3! disse...

Legal hein?? Será que meu convênio também possui curso de gestante?? Não custa conferir, pois no hospital que quero ter custa de 200 a 300,00!
Bjos

Renatinha disse...

Legal, queria muito fazer um desses mas acho que meu plano não cobre e para gastar esse dinheiro pra pagar um não dá né? rsrsrs... Obrigada por compartilhar os conhecimentos com as outras grávidas!

bjus pra vc e para o pequeno!

Bruno disse...

Amei as dicas..
Nem sabia que cação estava proibido, meu marido comprou e eu ia comer hoje com um pirãozinho...vou ficar na vontade mesmo...kkkkkkkkk
Meu convênio é amil, só não sei se aqui no Rio tem esses cursos...vou me informar...
bjs

Diário de uma grávida disse...

opa foi mal, o comentário ai em cima escrito Bruno é meu: Jacqueline, é que sem querer estava logado o perfil do meu esposo...

Regina Guedes disse...

Oi também gostaria de saber informações sobre o curso de gestantes da Amil. Você teria me informar? Haverá um curso para gestantes gratuito em 19 de junho de 2010. Vai ser na Tijuca no Rio de Janeiro. Tel para inscrições é 21 3995-100. Aguardo as informações sobre o curso da Amil. Um abraço,
Regina

Regina Guedes disse...

DESCULPEM! Deixei o tel errado! O número CORRETO para o CURSO DE GESTANTES É 3095-1000.
Regina

Letícia disse...

Oi eu vi como foi o seu curso de gestantes e fiquei super com água na boca de fazer também! Como é q faz para se inscrever? Eu liguei para a Amil e eles me informaram q é pelo hospital... Fiquei super triste. Tem como vc me passar as informações de como conseguiu?Meu e-mail é leticiasky@hotmail.com

Magia de Bebe disse...

Oi, fiquei muito interessada neste curso para gestante da Amil, porem liguei lá e a moça me disse que não tem. Se puder me passa o telefone e o endereço. Se preferir pelo meu email é tatty@magiadebebe.com.br

Obrigada, Tatty

Analice Rodrigues disse...

O meu plano é amil como voce fez o curso?